De maneira diferente ao que muitos pensam, existem vários tipos de gramática. Apesar disso, a mais conhecida é a normativa, que trata das regras de uso da língua. Por outro lado, a gramática descritiva visa à a. internalização de regras tácitas para a utilização da língua, independentemente da variedade a ser utilizada. b. compreensão da evolução da língua ao longo dos períodos históricos, de modo a identificar sua relação com o presente. c. prescrição de formas corretas para a utilização da língua, as quais devem levar em consideração uma única possibilidade de expressão. d. descrição das regras de pronúncia correta das palavras presentes no léxico da língua portuguesa. e. análise da forma, da estrutura e do funcionamento da língua, de maneira a destacar sua utilização em contextos de comunicação.
Respostas
Resposta:
descrição das regras de pronúncia correta das palavras presentes no léxico da língua portuguesa.
Explicação:
A gramática descritiva, a qual também é intitulada gramática sincrônica, tem o objetivo de descrever a maneira com a qual a língua é utilizada por um grupo de falantes a fim de que a comunicação entre os envolvidos ocorra de forma efetiva. Portanto, pode-se assinalar como correto o apresentado na letra e. análise da forma, da estrutura e do funcionamento da língua, de maneira a destacar sua utilização em contextos de comunicação.
A gramática descritiva
Esse importante recurso realiza a análise da estrutura comunicativa, com o intuito de que os variados contextos nos quais a língua pode ser inserida sejam estudados e compreendidos.
Saiba mais sobre a gramática descritiva em: https://brainly.com.br/tarefa/20963742