• Matéria: Sociologia
  • Autor: kjuliane321a
  • Perguntado 3 anos atrás

o materialismo histórico e dialético defende que tudo aquilo que existe na sociedade possui uma função, assim como cada um dos órgãos humanos, como o coração e os pulmões , contribui para manter um indivíduo vivo.
( ) certo ( ) Errado​

Respostas

respondido por: pollyemannuel2
0

Resposta:

Explicação:O materialismo histórico é uma teoria construída por Karl Marx. Segundo esta teoria, as mudanças são provocadas pelos embates econômicos (materiais, concretos) ocorridos através da história.

Pois bem. Para entendermos de forma adequada o conceito de "materialismo histórico" é preciso entender de que se trata a "dialética".

O processo dialético ocorre da seguinte forma na filosofia (sim, é preciso entender como ocorre na filosofia para podermos aplicá-la na economia).

A dialética é composta por 3 fases:

Tese > Antítese > Síntese

Tese - Proposição

Antítese - Negação

Síntese - Resultado do embate entre proposição e negação.

Vou dar um exemplo bem simples e prático:

Imagine que você está namorando, então seu par diz que não te ama mais, e então após uma discussão vocês chegam a conclusão que devem se casar. Ou terminar.

Namoro: Tese

Não amor por uma das partes: Antítese

Síntese: Você largou ele ou se casou.

Vamos lá. A dialética (entenda como um processo de diálogo entre tese, antítese e sintese) é uma forma de entender como as coisas se alteram no plano fenomenologico (nossa realidade)

Portanto, voltando ao materialismo histórico dialético de Karl Marx, percebemos que para Marx a economia se altera no plano fenomenológico (realidade) através do embate entre os interesses de classe, uma vez que para ele não é a ideologia política (super-estrutura) que determina a realidade, mas sim a realidade econômica da sociedade (infra-estrutura) que determina o pensamento político. Não é o que você pensa que  provoca transformação na sua realidade, mas a realidade que você vive é que determina o que você pensa.

Como exemplo podemos citar a Revolução Francesa.

O sistema político era a monarquia. (Tese)

A burguesia queria a descentralização do poder (Antítese)

A revolução e suas consequências são a Síntese.

Outro exemplo:

No início da década de 90 viviamos a inflação galopante no Brasil (Tese)

Então foi proposto o Plano Real (Antítese)

O que ocorreu depois disso foi a estabilização financeira (Síntese)

A monarquia e a inflação, citadas acima, são momentos na história política e econômica da França e Brasil em dado momento. a tese. a afirmação do momento.

A burguesia e o plano real tratam de uma negação à tese, portanto, uma antítese.

E o resultado posterior é a síntese.

Materialismo histórico dialético é bem demonstrado no "Manifesto do partido comunista" de Karl Marx. Livro pequeno e de fácil entendimento. Não tem nada a ver com o "comunismo(sic)" e blá blá blá de Cuba como dizem por aí nos botecos de Universidade. Evite estes discursos coxinhas, são nocivos à sua saúde intelectual.(rsrs)

Segundo Marx no Materialismo histórico dialético explica os problemas econômicos decorrentes da queda do feudalismo:

Feudalismo - Tese

Crise com a revolução comercial - Antítese

Síntese - Capitalismo

Materialismo dialético - Se a dialética é a arte do diálogo, da contraposição e da contradição de ideias a fim de levar a outras ideias, o materialismo.

Perguntas similares