Respostas
Resposta:
Os movimentos migratórios podem ocorrer por muitos fatores, variando desde desastres ambientais a problemas econômicos, guerras e perseguições de cunho político. Nos últimos anos, os fluxos migratórios vêm se intensificando.
Atualmente, os principais motivos para as migrações mundiais são as guerras e as questões econômicas, tendo em vista os problemas que o sistema capitalista apresenta.
Atualmente, os movimentos migratórios que mais se destacam são justamente as migrações que correm através da rota do Mar Mediterrâneo. Essas migrações acontecem por parte dos povos africanos que vivem em regiões do continente que possuem baixa qualidade de vida e pelos povos da região do Oriente Médio.
O conflito da Síria, que teve início em 2011, provocou o deslocamento de mais da metade da população do país. Cerca de 6,6 milhões de pessoas foram obrigadas a migrar internamente e mais de 5,6 milhões se refugiaram no exterior. Os principais destinos dos refugiados do conflito são a Turquia, o Líbano e a Jordânia.
Em 2013, o Sudão do Sul mergulhou em um conflito com o Sudão devido à desdobramentos políticos de sua independência conquistada em 2011. A guerra civil colocou em curso um verdadeiro processo genocida no país, com a perseguição a grupos étnicos, violência contra mulheres e crianças e o alastramento da fome na região. Como consequência, 4,2 milhões de pessoas precisaram fugir do país. A maior parte dos refugiados teve como destino a Uganda, o Sudão e a Etiópia.
Pode marcar como melhor resposta?