Respostas
Nesse sentido, voltamos a primeira pergunta na história do pensamento:
O que é o Homem?
A verdade é que tudo isso é muito contextual, e para compreendermos isso, precisamos entender que introspectivamente somos voltados para FORA (incrível né?).
Ou seja, temos a necessidade de pôr para fora aquilo que para nós é Empírico ou Metafísico.. por isso dançamos, cantamos, contamos históricas e trocamos experiências.. é essa necessidade constante de troca que nos move a viver em sociedade.
Biologicamente e Historicamente falando, foi isso que nos destacou de outras seres vivos, pois a vida em Sociedade nos permite reter em conjunto uma quantidade maior de informação (dividir para conquistar).. eu como indivíduo não preciso saber de tudo, tenho o direito de ser especialista em algo, já que existe outros indivíduos que sabem daquilo que me falta em expertise.
Agora claro, voltamos ao Objetivo Fundamental da Filosofia, "O que é o Homem?", "O que somos afinal?".
Para aqueles que creem em Deus, somos o desenho, a obra-prima de um criador Onipotente, que por Amor (ou necessidade, depende da religião), nos criou Para o Outro, e nesse sentido, a Fé justifica a necessidade de Viver em Sociedade.
Para aqueles que não creem em um Deus, somos a Oportunidade que Deu certo, somos o encontro bioquímico que conseguiu vencer as adversidades, e como estratégia evolutiva, desenvolvemos essa necessidade de sociedade, para maximizar nossas chances de sobreviver; OU, porque durante a história, nos acumulamos em locais mais férteis em alimento e água, e por isso, nos acostumamos uns com outros, até que isso encarnou em nosso DNA.