1)
O contribuinte pode escolher a forma como deseja realizar a apresentação da DIRPF, ou seja, pode escolher o regime de tributação pelo qual o imposto de renda será calculado a fim de determinar se haverá imposto de renda a recolher ou a pagar.
Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Na forma de apresentação da DIRPF por desconto simplificado o contribuinte abre mão de todas as deduções legais a que tem direito.
PORQUE
II. Na apresentação pelo regime de desconto simplificado não existe nenhuma forma de desconto na qual o contribuinte possa usufruir.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A respeito dessas asserções, a alternativa correta é esta: "A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa." Por esse motivo, a resposta correta é o item C.
Explicação:
Na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, existe a possibilidade de escolher a versão com desconto simplificado. Dessa maneira, o contribuinte "abre mão " de todas as deduções legais, que, por direito, pertencem a ele.
Em contrapartida, há um abatimento padrão de 20% em relação a todos os rendimentos tributáveis recebidos ao longo do ano-calendário, isto é, do ano anterior ao ano do exercício, que é o ano em que fazemos a declaração do imposto de renda.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás