• Matéria: Português
  • Autor: talitaemanuela789
  • Perguntado 3 anos atrás

2. Tanto o mito 1, que comenta a tese sobre a necessidade de mudanças na for- ma de ensinar a língua, destacando a ótica do preconceito linguístico transmitido pela escola, como os mitos 2, 3 e 4 baseiam-se na dicotomia entre:
a) nacional e regional;
b) unidade e variação;
c) culto e coloquial;
d) certo e errado ​

Respostas

respondido por: AudreyCardoso
12

B) Unidade e Variação!

Espero Ter Ajudado

Bons Estudos

Ass: Audrey Cardoso

respondido por: angelpercam2000
1

Analisando os quatro mitos sobre o preconceito linguístico, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B.

  • O primeiro mito se refere à unidade, afirmando que a língua portuguesa é homogênea e, portanto, não está sujeita a variações. Tal pensamento, além de inadequado, gera discussões a respeito de como se ensina a língua portuguesa na escola, já que não se admitem outras formas de uso do português, além da gramática normativa.

  • O segundo mito está relacionado à variação, pois é comum se afirmar que o brasileiro é desconhecedor do português, que só seria dominado adequadamente pelos portugueses. Tanto o português europeu quanto o português do Brasil são variações de um mesmo idioma, por isso não há que se falar em saber europeu e desconhecimento brasileiro.

  • O terceiro mito se liga ao fato de que o português é uma língua difícil de aprender, em seu conjunto e sua unidade. Apesar de existirem pessoas com dificuldade em assimilar o português, isso não quer dizer que é um problema generalizado. Assim como existem pessoas com dificuldade em aprender outras línguas, tais questões são fatos isolados e não fazem sentido em contextos mais amplos de aprendizagem.

  • O quarto mito tem a ver com a variação, pois afirma que as pessoas menos escolarizadas não sabem falar direito. O que acontece, de fato, é o domínio de outra variedade do português, influenciado pela experiência de vida e pela comunidade em que se vive. Não faz sentido manter a oposição entre gramática normativa e língua de uso, já que ambas pertencem ao conjunto de variantes do português.

Preconceito linguístico

O preconceito linguístico é a prática do julgamento de um grupo de pessoas a partir da modalidade da língua que usam no dia a dia. Além de se referir à questão linguística, tem forte apelo social e econômico, na medida em que as classes menos favorecidas e pouco escolarizadas são as principais vítimas de ações de preconceito linguístico.  

Saiba mais sobre preconceito linguístico em:

https://brainly.com.br/tarefa/5530287

Anexos:
Perguntas similares