de que forma os trabalhadores receberam as condições de trabalho que passaram a ser impostas pelos donos da fábrica?
Respostas
Resposta:
O desenvolvimento dos ambientes fabris proporcionou uma forte demanda por um amplo número de trabalhadores. As fábricas necessitavam de uma mão-de-obra capaz de seguir o ritmo das encomendas e das projeções de lucro dos industriários da época. Dessa forma, em curto espaço de tempo, um amplo conjunto de trabalhadores foi recebido pelas indústrias instaladas nos centros urbanos. Chamados de operários, esses trabalhadores eram figuras típicas de um novo cenário urbano em formação.
As máquinas eram os novos meios de produção da riqueza econômica e o seu alto valor fazia com que apenas as classes economicamente abastadas tivessem condições de adquiri-las. Dessa forma, pontuamos que a revolução industrial separou os trabalhadores dos meios de produção. A figura do artesão possuidor de suas técnicas e ferramentas perdeu lugar para o operário submetido ao ritmo e às tarefas do maquinário. Não participando de todo o processo produtivo e afastado dos meios de produção, o operário desconhecia o valor da riqueza por ele produzida.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Os trabalhadores, obviamente, não gostavam de perder 12, 14, 16 horas do seu dia em uma fábrica sem a mínima higiene e condições de trabalho. Um reflexo disso é o próprio movimento proletário, protagonizado por Karl Marx, um dos maiores pensadores comunistas daquele tempo e que tem marcas até hoje. Houveram até a quebra de maquinas em determinados locais da Inglaterra e França, pela revolta do proletariado(os trabalhadores) mas eles simplesmente foram demitidos, já que o mundo industrial possuía muita mão de obra, fruto do cercamento de terras que aconteceu anos antes, uma dos motivos do porquê a revolução industrial foi tão forte. O cercamento ocasionou o êxodo rural(Migração do campo para áreas urbanas de forma desenfreada) e, assim, não havia como os trabalhadores exigirem boa condição de trabalho ou qualquer outra coisa, a burguesia sempre teria alguém para substitui-los.
Sei que não precisava disto tudo, mas como está no ensino médio, quantos mais detalhes melhor ;)