• Matéria: Física
  • Autor: fs637552
  • Perguntado 3 anos atrás

A jovem da figura desloca sua mala de viagem aplicando por meio do fio iam força de intensidade F= 100n formando um ângulo de 60° com a horizontal, Determine o trabalho que realize no deslocamento AB tal que d=50m. Dados :cos 60= 0,5

Respostas

respondido por: enriquedsilva
0

Resposta:

2500 JOULES

Explicação:

1)A jovem desloca a mala com um ângulo de 60° correto?, sabendo que ela se desloca de A para B horizontalmente , precisamos encontrar o trabalho realizado usando a força na horizontal

F = força com o ângulo de 60° = 100 N

Fx = força no eixo x(horizontal) = 100cos60°

2) achar o trabalho, sabendo que a distança de A até B vale 50m

W(trabalho) = Fx(força no eixo x)*d(distância percorrida)

W = 100cos60°*50

w = 2500 J

DICA DE ESTUDO : DECOMPOSIÇÃO VETORIAL


CaioBarbosa23: Nesse caso não é necessário decompor o vetor para as componentes horizontais ou verticais, dependendo do referencial. Em problemas mais elaborados, talvez seja uma saída. Só é necessário ter o ângulo entre a trajetória e a força, mas a decomposição não é um fator determinante.
enriquedsilva: sim, da pra fazer esse tipo de questão usando a fórmula do trabalho, mas sabendo a decomposição , não é necessário ficar decorando fórmulas desnecessárias. Além de trabalho e energia, eu acho esse estudo fundamental para várias matérias da física.
CaioBarbosa23: Mas não é questão de se decora formulas, a diferença da sua componente horizontal, é que o cosseno dela com o vetor deslocamento seria igual a 0, ou seja, seria Fx x d. E a decomposição da força seria exatamente igual a própria fórmula do trabalho, por isso não é necessário. Não é fator determinante você saber decompor o vetor nesse caso, até porque, se a força fosse conservativa, ela iria independer da trajetória.
CaioBarbosa23: Decomposição vetorial é um assunto importantíssimo para se estudar, mas nesse caso em especifico seria indiferente.
CaioBarbosa23: Não estou criticando sua forma de resolução, cada um tem sua maneira de pensar.
respondido por: CaioBarbosa23
0

Resposta:

2500 J

Explicação:

ζ = F . d . cosΘ

ζ = 100 . 50 . 0,5

ζ = 2500 J

Vale salientar que o "cos" usado é o do ângulo formado entre a força e a trajetória. Que nesse caso foi dado, que é 60°.


CaioBarbosa23: 2500 J*
Perguntas similares