A) Que estratégia os apresentadores empregaram para introduzir a série de reportagens preparadas para o telejornal? b) Durante essa apresentação, os jornalistas riram diversas vezes. O que pode vê-los divertido? c) Na sua opinião, o texto de apresentação da série mostra um bom conhecimento dos fenômenos que envolvem a variação linguística e o aspecto adequação? Por que? d) A repórter responsável pela série, Anna Zimmerman, viajou pelo país a fim de obter informações para fazer seu trabalho. Que importância tem essa iniciativa? e) O apresentador chama a "língua que a gente fala" de a língua sem retoque. O que essa expressão significa no contexto da fala dele? f) A segunda fala da apresentadora revela marcas bastante típicas da oralidade, evidenciando que ela não está lendo um texto. Quais são essas marcas?
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) A estratégia aplicada pelos entrevistadores do jornal, foi o uso de palavras e expressões informais durante a apresentação do tema da reportagem.
b) O que os divertiu, foi o uso de gírias e expressões em um ambiente formal, onde geralmente os mesmos não podem usá-las.
c) Sim, o texto de apresentação demonstrou através da exemplificação as diversas variações da língua portuguesa.
d) A iniciativa da repórter Anna Zimmerman comprova seu argumento. E demonstra que a variação linguística realmente ocorre e varia entre as regiões.
E) A expressão "língua que a gente fala" refere-se a linguagem informal utilizada no cotidiano pelas pessoas. É o tipo de linguagem que foge da norma culta.
f) As marcas de oralidade vistas durante a apresentação da reportagem, está associada a fala de gírias, sotaques e expressões regionais.
Expressões regionais:
São chamadas de expressões regionais, o vocabulário regional marcado pelo uso de gírias populares.
Acesse mais questões sobre expressões regionais e linguagem informal em:
https://brainly.com.br/tarefa/17897588?utm_source=android&utm_medium=share&utm_campaign=question
Bons estudos!