No século XII, Tomás de Aquino redescobriu versões em grego de Aristóteles conjugando o seu
pensamento com a doutrina católica. Para ele, a Filosofia seria um dos instrumentos mais
poderosos da Teologia, visto que razão humana e fé seriam compatíveis e não excludentes.
Com relação à doutrina tomista, assinale a alternativa correta:
a. não houve compatibilidade alguma entre as doutrinas aristotélica e católica, visto que
são sempre foram incompatíveis e inconciliáveis.
b. Tomás de Aquino utilizou versões em árabe de Aristóteles, mesmo que não fossem
vistas com desconfiança, superando os dogmas religiosos da época.
c. apesar dos esforços teóricos, Tomás de Aquino não obteve sucesso na adaptação da
doutrina aristotélica ao catolicismo, posteriormente, tal como Agostinho de Hipona,
manteve o alinhamento do pensamento platônico com o cristianismo.
d. mesmo sistematizando a doutrina de Aristóteles, Tomás de Aquino, como era típico em
sua época, manteve a razão subordinada à fé e a Filosofia como serva da Teologia.
e. Tomás de Aquino, nascido em Tagaste, no território da atual Argélia, iniciou-se com
estudos de lógico e retórica, depois foi a Roma, onde estudou Filosofia e Teologia,
sistematizando o pensamento estóico com o católico
Respostas
A razão sempre está subordinada a fé segundo Santo Tomás. Opção correta é a letra ''d''
Razão e fé
Santo Tomás de Aquino viveu no período que chamamos de escolástica, que nada mais foi do que um período onde eles tentavam sistematizar os pensamentos católicos mesclando-os com princípios racionais.
Para isso Santo Tomás se utilizou de princípios filosóficos antigos como os de Aristóteles sobre a causalidade, graus de perfeição, motor imóvel, etc.
Enquanto que sua filosofia era baseada em princípios racionais a sua teologia era baseada na fé, ou seja, naquilo que a sagrada igreja católica falava como verdade sobre Deus.
Para ele a fé vem de Deus e por isso não pode errar, enquanto que a razão por estar contaminada pelo pecado não pode alcançar as verdades da fé por si mesmas.
Por isso ainda que a razão e fé possam andar juntas a fé vai mais longe, pois vem do próprio Deus. De forma que a razão estará sempre subordinada a fé.
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