Respostas
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
As articulações Fibrosas:, também chamadas de sinartoses ou imóveis, possuem uma pequena separação com tecido conectivo fibroso e não apresentam cavidade articular ( espaço entre as superfícies articulares). A moralidade dessas articulação é bastante reduzida ou inexistente, porém apresenta certa elasticidade.
As articulações Cartilaginosas: , também chamadas de anfiartroses ou levemente moveis, possuem uma separação cartilaginosa e não apresentam cavidade articular. A moralidade dessas articulações é reduzida.
As articulações Sinoviais: também chamadas de diartroses ou móveis, possuem, uma cavidade articular ( cavidade sinoval ) que apresenta uma cápsula cheia de liquido sinovial, que funciona como um lubrificante. Essas articulações possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas em nosso corpo. De acordo com o movimento, as articulações sinoviais podem ser classificadas em uniaxial, biaxial e poliaxial.
- Uniaxial: - Permite apenas um eixo de rotação. Exemplo. Articulação encontrada entre o úmero e a ulna.
- Biaxial: - Permite dos eixos de rotação. Exemplo: Articulação do punho.
- Poliaxial: - Permite três eixos de rotação. Exemplo: Articulação do ombro
Curiosidade: O estudo das articulações é chamado de Artrologia
Explicação