1- Sobre as grandes mudanças no período do feudalismo podemos destacar:
a) O surgimento da classe do proletariado.
b) A ascensão dos camponeses ao poder político.
c) O surgimento de novos grupos sociais, como comerciantes, artesãos e camponeses livres.
d) O empobrecimento da classe burguesa.
2- O surgimento do Capitalismo teve como uma de suas consequências:
a) A expulsão dos camponeses do campo.
b) O enriquecimento dos camponeses.
c) A inalteração das relações de produção existente.
d) O fortalecimento do clero.
3- Segundo Karl Marx ,a irracionalidade econômica do capitalismo pode ser entendida como:
a) Acumulação de capital nas mãos da maioria.
b) Superprodução e consumo satisfatórios.
c) Diminuição do desemprego.
d) Crises permanentes gerando desemprego e concentração do capital em poucas mãos.
4- A barbárie humana produzida pelo capitalismo pode ser expressada pela:
a) Determinação de satisfazer as necessidades sociais.
b) Ausência de compromisso com o indivíduo e o meio.
c) Enfase nas causas sociais.
d) Destruição para construção de uma sociedade mais forte.
Respostas
Resposta:
1) C 2) A 3)D 4)B
Explicação:
1)
O feudalismo é caracterizado como um sistema de produção totalmente focado na consolidação das sociedades na terra, ou seja a principal forma de produção é o trabalho rural. Dessa forma, o servo está preso à terra na qual trabalha e paga para a nobreza, sob a forma dos mais diversos impostos, para poder trabalhar nela e pela proteção dos nobres, os quais são também os senhores da guerra. Por outro lado, é importante dizer que esse modelo não é único e se formou de várias formas diferentes pela Europa durante os mil anos da idade média e avançando pela idade moderna, pois centros urbanos existiram, com menor influência mas existiram, eles concentravam as atividades comerciais e se chamavam Burgos, os comerciantes que neles moravam se chamavam Burgueses e, a medida que as cidades cresciam em poder e importância, os comerciantes burgueses também cresciam, visto que os comerciantes ricos ascendiam as classes nobres através das compras de títulos e casamentos. A série espanhola da Netflix, chamada Catedral do Mar mostra isso acontecendo.
2)
O surgimento do Capitalismo, principalmente na Inglaterra, teve como base a compra de terras e a expulsão dos camponeses, isso foi feito para fomentar a manufaturação de tecidos e o surgimento da primeira revolução industrial, gerando não apenas mão de obra barata nas cidades, mas também o êxodo rural e a formação dos bolsões de pobreza nas cidades.
3)
Para Karl Marx o Capitalismo é irracional, uma vez que concentra a riqueza nas mãos de poucos e gerando um enorme quantitativo populacional empobrecido e sem poder de compra. Desde os surgimento e o fortalecimento do capitalismo como modo de produção, as crises que dela são formadas são cíclicas, pois com a concentração de renda nas mãos de poucos e a desvalorização das mercadoria pela disputa injusta entre aqueles que detém muito poder aquisitivo em detrimento daqueles que possuem extremamente pouco, leva a economia de um país sempre às ruínas.
4)
A Barbárie é um conceito que se contrapõem ao de civilização, tratado pela Marxista alemã Rosa Luxemburgo, finalizado o seu manifesto com a pergunta "civilização ou barbárie". Posto que o socialismo científico é que vai levar a civilização, a igualdade e consolidar os ideais de uma civilização verdadeiramente justa, o seu oposto, o capitalismo é caracterizada justamente com a ausência de compromisso com o indivíduo e o meio, já que os mais pobres vivem em sociedades extremamente ricas, mas em condições sub humanas, pendendo à tragédia, às doenças e demais formas mazelas, que superficialmente parecem ambientais, mas que na verdade são claramente humanas. Um exemplo é o Livro "Germinal" de Emilie Zola, que conta a história de uma greve de operários de uma mina de carvão. Exemplos dessa barbárie são observadas no Brasil, como o processo de urbanização da cidade de Macaé, o Massacre dos Trabalhadores de Ipatinga, o Massacre dos Trabalhadores de Carajás, enfim, entendo do que se trata dessa Barbárie, exemplos não faltam.