• Matéria: Inglês
  • Autor: jaque120
  • Perguntado 9 anos atrás

Quais são as mudanças da língua inglesa

Respostas

respondido por: Anaotala
9


ENSINO

27.04.2012

Mudanças na língua inglesa

O idioma é cada dia mais falado por não nativos. Que impacto isso tem no uso da língua? Que mudanças estão ocorrendo?

Inglês, Mudança



A língua inglesa passa por um momento bastante peculiar: é mais falada por não nativos do que por pessoas nascidas em países cuja língua materna é o inglês. Mas, que impacto isso tem no uso da língua e quais mudanças estão ocorrendo?

 

“O fato de termos, hoje em dia, mais falantes não nativos da língua inglesa têm várias implicações científicas, além de gerar muitas especulações por parte de pesquisadores”, afirma Leandro Silva, da equipe de Revisão do P&D.

 

“Começando pelo que podemos chamar de especulações, David Crystal aponta algumas das possíveis consequências desse fenômeno, que conhecemos como Global English, e que nos levam a refletir sobre o futuro da língua e a sua importância para o mundo”, destaca ele.

 

Uma dessas consequências é a probabilidade da perda do interesse em se aprender línguas diferentes. “Isso dada a importância e a relevância do inglês para o mundo moderno. Uma consequência mais extrema, e com certeza a longo prazo, é o desaparecimento das chamadas línguas minoritárias”, diz Leandro.

 

Mayenne Tannús destaca que, como todo o organismo vivo, as línguas mudam com o passar do tempo. “Seja como resultado de pressões sociais ou políticas. Novas palavras surgem com as novas invenções e descobertas”.

 

Ela explica que um fator responsável por essa mudança é a tecnologia. “Ela sempre muda uma língua. Como podemos notar com o uso globalizado da internet, novos estilos e padrões de comunicação são adotados e acabam por produzir um novo tipo de linguagem. Contribuições são feitas por todas as gerações e, com o passar do tempo, o impacto dessas mudanças se torna mais óbvio”.

 

Um fenômeno conhecido como Complacência Linguística também é apontado pelo pesquisador David Crystal, conforme Leandro. “Um exemplo disso seria a postura, comumente associada a norte-americanos e ingleses, de se esperar que, em qualquer lugar que visitem, se fale inglês”.

 

E isso cada vez mais caminha para se tornar uma realidade. “O inglês, hoje, é a língua nativa de cerca de 400 milhões de pessoas e é falado com alguma fluência por outras 600 milhões. Há, ainda, os que estão empenhados em aprendê-lo, o que se aproxima dos dois bilhões de pessoas”, revela Mayenne.

 

“Alguns dados científicos nos mostram que o uso do inglês por uma maioria composta de não nativos tem trazido mudanças no cenário linguístico também. Um exemplo disso é a tendência em se usar, cada vez menos, as Tag Questions, agora comumente

substituídas por outras expressões (sejam elas gírias como innit — e.g., This is cool, innit? — ou simplesmente right — You’re Ana, right?)”, explica Leandro.

 

Mayenne concorda que essa disseminação do idioma tem gerado grandes transformações no idioma. “As mudanças na língua são inevitáveis através da interação entre os mais diversos falantes. Nos programas do Let’s Talk About Language deste mês, abordamos largamente esse assunto. Esta semana, falamos das mudanças léxicas e semânticas, como elas se dão e por que e citamos diversos exemplos. Vale a pena conferir”, finaliza.

 

Lucimara Savi

Perguntas similares