Respostas
Sem apoio tecnológico, os pensadores do passado buscavam formas de tentar explicar o movimento dos astros e como eles se relacionavam o planeta e com a humanidade.
Sendo assim, o geocentrismo defendia que a Terra é o centro do universo, e todos os demais astros orbitam ao seu redor.
Explicando
O geocentrismo foi criado a partir das ideias de filósofos gregos, em especial Ptolomeu no século II d.C. ao criar o modelo geocêntrico. Neste molde, a Terra seria o centro do universo e todos os demais astros circulam ao seu redor. Na ordem do mais próximo ao mais distante, segundo este modelo, seria: Lua , Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno.
Essa teoria foi muito aceita no mundo antigo e perdurou até a Idade Média, apoiada não apenas pela comunidade científica da época mas pela Igreja, que alegava que a Terra deveria ser o centro do universo por ser obra perfeita da criação divina.
Heliocentrismo
Conforme o passar dos séculos, os instrumentos astronômicos tornaram-se cada vez melhores e o modelo geocêntrico começava a apresentar falhas.
No século XVI, Nicolau Copérnico propôs um novo modelo que poderia responder melhor as questões da época: o heliocentrismo. Neste modelo, o sol seria colocado no centro e tanto a Terra quanto os demais planetas estariam todos girando ao seu redor.
Essa teoria foi fortemente criticada, principalmente pela Igreja, que considerava uma blasfêmia tirar a Terra do centro da criação divina. Muitos pensadores da época foram perseguidos e até mesmo executados, mas com as contribuições de nomes como Galileu Galilei, Johannes Kepler e Giordano Bruno foram aos poucos descreditando o geocentrismo e o heliocentrismo tornou-se modelo dominante.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/634513
https://brainly.com.br/tarefa/5662528
Bons estudos!