(FGV-SP 2019)
O conceito dos Brics, baseado na crença de que o grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul alimentaria uma onda irreversível de crescimento econômico liderado pelos mercados emergentes, que dominou o cenário por mais de uma década, sofreu uma forte recessão nos últimos quatro anos. Em seu lugar, os gestores de fundos de mercados emergentes encontraram um substituto – os Ticks: Taiwan, Índia, China e Coreia do Sul.
(www.ft.com.28.01.2016. Adaptado)
Esse realinhamento é revelador da mudança da natureza dos mercados emergentes, cujo foco é a
A
exportação de commodities.
B
exportação de manufaturados.
C
produção de bens não duráveis.
D
produção de tecnologias.
E
produção de bens semi-duráveis.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
O grupo de países denominado TICKS notabilizam-se pela produção e a disseminação de tecnologias, diferente dos BRICS, que são potências emergentes, face a seu grande potencial natural, mercado consumidor em expansão, grandes exportadores de commodities e de manufaturados.
Resposta:
D
Explicação:
ja acertei
GABARITO DA QUESTÃO D
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO
O grupo dos “TICKS” compostos por Taiwan, Índia, China e Coreia do Sul, tem como característica um foco de suas economias em produtos de tecnologia (como semicondutores, chips e eletrônicos).
DISTRATORES
As demais alternativas estão incorretas porque a exportação de commodities e de manufaturados, assim como de bens não duráveis e semi-duráveis, são associadas aos outros países do Brics: Brasil, Rússia e África do Sul.
HABILIDADES
Habilidades avaliadas:
(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).