Respostas
Resposta:
A enciclopédia tinha como elementos norteadores a liberdade individual, comercial, industrial, de pensar, escrever e publicar; oposição clara às ideias religiosas e ao absolutismo político, que eram considerados obstáculos para a liberdade.
Explicação:
bons estudos
Boa noite, estive estudando sobre esse tema e espero conseguir ajudá-la.
A enciclopédia, do francês Encyclopédie, foi um livro em que os grandes filósofos iluministas tentaram colocar o máximo de informações de diversas áreas do conhecimento em um só livro, como filosofia, política, sociologia, dentre outras. O iluminismo vinha em oposição às ideologias da igreja, que visava o pensamento através da razão e não da religiosidade. A igreja era também o lugar em que livros ficavam armazenados, fazendo com que perdesse o monopólio de conhecimento ao criar a enciclopédia.
O fato da enciclopédia tratar o catolicismo como apenas mais um estudo sobre religiões enfureceu mais ainda a igreja, fazendo com que as autoridades apreendessem mais de 6.000 cópias e as guardassem na Bastilha em Paris. Confiscar a enciclopédia não adiantou muito, pois mais tarde viria a espalhar-se por outros continentes e se tornar um artefato de luxo.
A transição da Idade Média, Idade das Trevas, para a Idade da Luz, Modernismo e o Iluminismo, houve pioneiros como: René Descartes; Denis Diderot; Rosseau, dentre outros tão importantes quanto.
Desculpe-me erros de gramática, estou no 9° ano e infelizmente ainda não tenho filosofia. Escrevi o texto com minhas palavras trazendo como base um curso de filosofia que fiz, espero ter ajudado! Abraços.