Quais os principais riscos que um profissional da área de cibersegurança pode correr ao desenvolver um site e quais medidas para resolver?
Respostas
Resposta:
Backdoor
os backdoors, um dos mais constantes problemas de cibersegurança que existem atualmente. Eles podem estar presentes em sistemas de computador, sistemas criptografados ou algoritmos.
A origem de um backdoor pode tanto ser maliciosa quanto não-intencional, causada por falhas no desenvolvimento. Seja qual for a origem, não há dúvidas de que ela é extremamente prejudicial, já que possibilita o acesso inseguro a várias áreas do sistema.
Denial of Service Attacks (DoS)
Seu objetivo é o de tornar uma máquina ou recurso de rede indisponível para certos usuários. Existe uma evolução desse problema de cibersegurança, que é o Distributed Denial of Service (DDoS), que é quando o ataque surge de diversas fontes, o que faz com que ele seja muito mais difícil de se bloquear.
Clickjacking
Assim como hijack significa sequestro, o clickjacking pode ser chamado de sequestro de cliques.
Esse problema de cibersegurança é bem sorrateiro, mas pode causar danos irreversíveis, como o uso de dados de cartão de crédito para a realização de compras para terceiros, por exemplo hacker roubando dados no computador
Phishing
O phishing é um dos problemas mais antigos que existem, o que não quer dizer que ele deixou de ser perigoso. Sua distribuição é feita através de links e páginas falsas, que simulam ambientes de bancos virtuais, lojas online ou de outros sites, ou mesmo e-mail falsos.
Assim que o usuário entra com seus dados ali, ao invés de tê-los enviado a uma fonte confiável, os terá oferecido a um hacker ou pessoa mal-intencionada, que pode fazer o que quiser com eles.
Esse problema de cibersegurança também pode ser considerado como uma estratégia de engenharia social, já que dependem da persuasão do invasor e do voto de confiança da vítima.
Scarewares
Os scarewares são softwares que se mostram como benéficos para a cibersegurança (antivírus, antispywares e afins), mas que na verdade fazem justamente o contrário: mantém o computador desprotegido.
Os scarewares são bastante prejudiciais para qualquer computador e podem ser a porta de entrada para ameaças mais sérias.
O Melhor Combate é a Prevenção
Quando o usuário faz a sua parte, então é muito mais difícil que ameaças atinjam seu computador, tudo isso com o devido auxílio de antivírus e ferramentas que ajudem a conter as ameaças.
Por isso, é fundamental que toda a equipe passe por treinamentos constantes, já que os riscos se atualizam com o passar do tempo, e quem não souber o que deve fazer pode ter problemas bastante prejudiciais.
É importante conhecer os seus inimigos e entender como eles atuam. Para te ajudar ainda mais, separamos vinte termos de TI que todo profissional da área tem que saber.
Explicação: