(UFU) Embora sejam sésseis, as plantas podem apresentar alguns mo- vimentos em resposta a estímulos externos, como o da planta carnivora, vora dioneia, que consegue fechar rapidamente os folíolos ao contato com um inseto. Outras plantas podem apresentar movimentos em relação à gravidade e à luz, chamados tropismos. Usando as etapas do método científico apresentadas no esquema, pro- ponha um experimento para saber se uma dada planta possui algum tipo de tropismo, apresentando sua hipótese e como faria para confirmá-la.
Respostas
Os movimentos realizados pelas plantas em relação à gravidade e à luz, são chamados geotropismo e fototropismo, respectivamente.
Sobre o geotropismo e o fototropismo:
Como vimos no enunciado, denominamos tropismo o movimento tendencial de crescimento de organismos vivos em um sentido estimulado por um fator externo.
Esse movimento pode ser chamado tropismo positivo, quando o crescimento ocorre em direção ao estímulo, ou chamado tropismo negativo quando o crescimento ocorre no sentido oposto ao estímulo.
Poderíamos testar a planta em questão para o geotropismo ou fototropismo da seguinte forma:
- Geotropismo
Denominamos geotropismo a modificação no sentido do crescimento em resposta a ação da gravidade.
Hipótese: A auxina, um hormônio vegetal, responsável pela regulação do crescimento e desenvolvimento dos vegetais tende a migrar para a região inferir pelo efeito da gravidade. Deste modo, a tendência de crescimento do caule dessa planta seria para cima (geotropismo negativo) e da raiz seria no sentido da força da gravidade (geotropismo positivo).
Experimento: Para testar o geotropismo, podemos pegar a planta e coloca-la em posição horizontal, em uma câmara escura. Deste modo faremos observações cotidianamente em relação a possíveis mudanças perceptíveis na planta.
- Fototropismo
Denominamos fototropismo a modificação no sentido do crescimento em resposta a atuação da luz.
Hipótese: Ao expormos a planta a fonte de luz, a auxina tende a se direcionar o lado oposto, ou seja, ao lado que receba menos luz do vegetal, o que faz com que essa parte se desenvolva mais rapidamente. Deste modo, teremos o caule crescendo em direção a fonte luminosa (fototropismo positivo) e a raiz crescendo no sentido oposto ao da fonte luminosa (fototropismo negativo).
Experimento: Pegaremos dois exemplares desta planta. Colocaremos uma em uma câmara com apenas uma fonte pontual de luz, e a outra em um ambiente iluminado harmoniosamente. Assim observaremos a tendência de crescimento.
Saiba mais sobre tropismo: https://brainly.com.br/tarefa/24046227