Cada dia mais importante diante da lógica das monarquias nacionais, a igreja foi, aos poucos, incitada a uma reforma. Os burgueses não encontravam respaldo às suas atividades no discurso da Igreja Cristã que, tendo enriquecido dentro de uma lógica feudal, criticava severamente a acumulação de dinheiro, os empréstimos a juros, a obtenção de lucro. Tudo isso era classificado como pecado. Assim, ao enquadrar o lucro como pecaminoso, a Igreja ganhou um poderoso inimigo, o burguês. As mudanças, oriundas dessa insatisfação, geraram uma nova configuração do universo religioso, moldados pela necessidade de se ajustar aos avanços dos interesses burgueses
Segundo o texto, a discordância entre os burgueses e a Igreja Católica se baseava no fato de que a instituição religiosa:
A
Pregava o fim da venda de indulgências.
B
Adotava um discurso que ia contra a acumulação de riquezas.
C
Proibiu os seus clérigos de realizarem empréstimos a juros abusivos.
D
Eliminou a prática da usura em toda a Europa.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Letra A
Explicação:
umadepre:
ta certa? n teve nenhum obrigado ou coração?
respondido por:
4
A discordância entre os burgueses e a Igreja Católica se baseava no fato de que a instituição religiosa: adotava um discurso que ia contra a acumulação de riquezas. O que é mostrado na altenativa B.
Burguesia e Igreja Católica
Para a Igreja católica da época tem-se que o acúmulo de riquezas era considerado pecado, o que fazia que os burgueses por serem muito ricos não concordassem com esse posicionamento da Igreja Católica.
O grande conflito dessa questão é que a própria Igreja Católica fazia o contrário daquilo que pregava, uma vez que conseguiu acúmulo de riquezas principalmente pela venda de indulgências.
Saiba mais sobre Igreja Católica em:
https://brainly.com.br/tarefa/794417
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás