“Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira1. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela2, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”
O texto trata da ocorrência da variante geográfica em determinada região do país. As referências 1 e 2 apontadas no texto mostram formas peculiares de se referir aos conceitos de “correnteza” e “ponte” nessa região.
Os diferentes modos de se referir à mesma planta comprovam a variação linguística de natureza geográfica que opera em nível
a) morfológico.
b) fonológico.
c) discursivo.
d) sintático.
e) lexical.
Respostas
respondido por:
1
O texto explicita a existência de variações linguísticas em diferentes regiões do país. Isso ocorre por questões geográficas e lexicais. Por conseguinte, está correto o apresentado na letra e. Lexical.
As variações lexicais
As variações do tipo lexicais ocorrem quando palavras que apresentam escritas diferentes apresentam o mesmo significado. Nesse contexto, o texto revela que diferentes termos podem ser utilizados para referir-se a um mesmo elemento ou fator. Assim, mais de um termo indicam a transmissão de uma mesma ideia.
Saiba mais sobre as variações linguísticas em: https://brainly.com.br/tarefa/5839074
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás