1- As figuras humanas representadas nos dois textos encontram-se em situações caracterizadas pela impotência, pela desesperança e pela angústia.
a)Descreva a cena da pintura destacando elementos que evidenciam essas sensações.
b)Selecione e comente um fragmento do texto escrito que aponte para tais sensações.
2- Para muitos críticos, a paisagem na pintura romântica deixa de ser somente um cenário da composição e passa a ter um papel ativo na construção do significado de um texto. Explique essa afirmação tendo como referência a tela apresentada.
3- O romance Os sofrimentos do jovem Werther está escrito na forma de cartas, enviadas por Werther a um amigo íntimo, opção que reforça a dimensão subjetiva e intimista do romance. Destaque elementos do texto que reforcem essa característica.
4- O sofrimento de Werther o faz pensar no valor que as pessoas têm umas para as outras. O que ele pensa sobre isso? Transcreva um trecho que possua relação com sua resposta.
Respostas
Resposta:
1. Descrição das pinturas:
Pintura de Araújo Porto Alegre O quadro é dividido em alguns blocos, dos quais se destaca o central, na cor
brance, que forma a cachoeira.
Os tons escuros e marrons ao redor ressaltam o branco da cachoeira, que adquire luminosidade.
Algumas figuras humanas aparecem na sombra e abaixo, em tamanho reduzido.
Pintura de Taunay- O quadro é dividido em duas partes: à direita, há uma floresta densa e escura, onde predomina o verde; à esquerda, há uma floresta devastada, onde se vě madeiras cortadas e homens
trabalhando.
Na parte inferior, há algumas figuras humanas e umas cascatas.
2. A relação entre as figuras humanas e a paisagem nas duas pinturas. > As figuras humanas aparecem reduzidas e quase não são notadas na paisagem. O efeito disso é a impressão
de grandiosidade da natureza, que se mostra imponente e superior.
3. A pintura de Félix-Émile Taunay ultrapassa as motivações nacionalistas porque apresenta uma crítica à ação do homem, que destrói a natureza, ou seja, o autor tem uma preocupação ecologica que vai além da
idealização da natureza típica do Romantismo.