Respostas
Resposta:
Apesar de a presença do celular em sala de aula ter muitas vantagens, surgem alguns desafios na realidade escolar relacionados ao seu uso. Por esse motivo, é importante conhecê-los e saber como enfrentá-los para que não atrapalhem o andamento das aulas ou o desenvolvimento dos discentes. Saiba quais são algumas delas a seguir.
Consumismo
Uma das desvantagens do uso do celular em sala de aula é a estimulação do consumismo nas crianças e adolescentes. Isso porque ao investir em um celular para acompanhar melhor as aulas, a prática se torna um motivo para a compra.
O problema é que as crianças nem sempre têm o discernimento necessário para escolher o melhor aparelho de acordo com suas necessidades. Muitas empresas fabricam smartphones com diversas funcionalidades que chamam a atenção das crianças, porém nem todas elas são úteis para o ensino em sala de aula.
Assim, caso os pais não fiquem atentos, os alunos podem acabar comprando aparelhos desnecessariamente caros ou tornarem-se adultos consumistas no futuro.
Menos concentração
Alguns alunos acabam utilizando o celular de forma indevida como entretenimento em vez de aproveitá-lo como ferramenta de aprendizado em sala de aula. Dessa forma, muitos deles ficam dispersos ao acessarem conteúdos como jogos, notícias ou redes sociais em excesso no horário de aula — o que compromete seu rendimento escolar.
Os professores não têm tempo para ficar monitorando o que cada estudante está acessando no celular, mas é importante alertá-los do quanto isso é prejudicial e buscar formas de evitar que as distrações aconteçam. Algumas medidas importantes que devem ser tomadas para afastar esse problema são:
orientar os alunos a deixarem o celular sempre no modo silencioso;
planejar bem as aulas e disponibilizar materiais que prendam a atenção;
alertar sobre a importância de não atenderem ligações telefônicas dentro da sala de aula;
limitar o uso do celular somente nos momentos necessários.
Dependência
Alguns alunos se tornam dependentes do celular e passam a utilizá-lo para praticamente tudo dentro da sala de aula. Dessa forma, algumas atividades que são úteis para seu melhor desempenho escolar — como fazer anotações manuais em vez de sempre tirar fotos do quadro — devem ser incentivadas.
Além disso, os alunos passam a buscar no celular a resolução para todas as suas dúvidas sobre a matéria e utilizar grupos de turma a todo o momento para interagir com os colegas. Nesse caso, é importante que o professor os estimule a promoverem discussões presenciais dentro de sala entre si e com o professor, para que tenham novas ideias e não se limitem somente ao material disponibilizado por meio do smartphone.
Como você viu, o uso do celular em sala de aula pode ser visto como uma ferramenta de auxílio ao aprendizado e melhorar o ensino nas escolas. Porém, para que isso seja possível, é preciso que os professores estejam preparados para torná-lo útil nas aulas, além de incentivar seus alunos a usá-lo de forma consciente para que não se torne um problema.