• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: barbaralopes2066
  • Perguntado 3 anos atrás

Um estranho no ninho? É comum que nos primeiros anos de trabalho, professores e outros profissionais da educação exerçam suas funções em escolas distantes e em bairros desconhecidos, especialmente nos grandes centros urbanos. Especialistas em questões culturais em escolas acreditam que muitos professores não levam adequadamente em consideração o contexto cultural da escola e as origens culturais que os estudantes trazem para a sala de aula. Os professores podem não compartilhar suas experiências culturais com os estudantes porque vivem em localidades distantes da escola em que lecionam. Também pode ser que os professores e os estudantes tenham crescido em diferentes culturas. Sendo assim, os especialistas afirmam que os professores devem procurar se familiarizar mais com o bairro onde a escola está localizada, no caso de morarem fora dele. Com base nisso, pense em modos com os quais os professores novatos possam conhecer melhor o contexto em que devem exercer sua atividad

Respostas

respondido por: carinaschmeier
5

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Os professores que não pertencem à localidade em que trabalharão e que, tampouco, conhecem os diversos aspectos do bairro, podem fazer compras nas lojas da localidade, conhecer os líderes da comunidade e ler os jornais locais, com o intuito de conhecer o bairro.

Dessa forma, eles ficarão sintonizados com o ritmo e a cultura dos estudantes. Os educadores poderão, ainda, fazer uma pesquisa sobre as origens do bairro e sobre outras características, tais como o tipo de comércio ou produção mais comum no local, se existe colônias de imigrantes, qual o status social predominante naquele lugar. Mesmo que os alunos não morem no bairro, apesar de frequentarem a escola, é importante considerar que esta é parte da comunidade que a acolhe e, dessa forma, o ambiente afeta direta ou indiretamente os alunos e os profissionais da instituição. Por isso, as conversas na sala dos professores podem ser promissoras, e o encontro com os pais e responsáveis pelos alunos pode ser bastante elucidativo.

Outra atividade consiste em direcionar perguntas específicas para que os alunos produzam uma redação ou participem de uma mesa redonda, desde que a ideia de falar sobre a realidade do bairro possa ser inserida na matéria lecionada pelo professor. Perguntas como: este bairro tem pontos de lazer e cultura? Quais são as condições das praças e lugares públicos do bairro? O bairro possui hospitais, shopping centers? Como os alunos normalmente chegam à escola? Quais os problemas que a comunidade mais enfrenta? Essas são questões que podem ajudar alunos e professores a resgatarem exemplos e situações que enriquecerão não apenas as aulas, mas também a relação do professor com a comunidade onde a escola se insere.

Explicação:

Respondi e a correção foi esta!

Perguntas similares