• Matéria: Português
  • Autor: julianadepaulalim
  • Perguntado 3 anos atrás

Se tu me amas, ama-me baixinho Não o grites de cima dos telhados Deixa em paz os passarinhos Deixa em paz a mim! Se me queres, enfim, tem de ser bem devagarinho, Amada, que a vida é breve, e o amor mais breve ainda... Mario Quintana. a) Leia esse fragmento do poema: "Se tu me amas, ama-me baixinho", a linguagem utilizada é a figurada, explique o que o eu lírico expressa ao seu amor nesse trecho. b) No texto "tem de ser bem devagarinho, Amada, qual o efeito de sentido produzido pelo diminutivo "devagarinho" ?​

Respostas

respondido por: angelpercam2000
0

A análise de poesia envolve considerar não apenas a expressão dos sentimentos, como também as técnicas de linguagem usadas pelo poeta na construção poética.

Eu lírico

a) O eu lírico expressa, ao seu amor, a condição pela qual deve ser manifestado o amor que sente por ele. O termo “baixinho” traz a noção de silêncio, de recolhimento, ou seja, é um amor que deve ocorrer de modo discreto. Podemos confirmar isso a partir da fala “Não o grites de cima dos telhados”, que traz a ideia de exposição do amor, anunciando a sua existência publicamente. O eu lírico não deseja ver a sua relação amorosa escancarada para quem quiser ouvir, quer um amor intimista, marcado pela discrição.  

Sentido da palavra devagarinho

b) O uso do diminutivo "devagarinho" no verso tem o sentido de amar sem pressa, aos poucos. O sufixo “-inho” intensifica este sentido de vagarosidade, em que o amor é um momento para ser sentido demoradamente, já que a vida e o amor são breves. Assim, o eu lírico deseja que o seu amor respeite a sua forma de amar.

Saiba mais sobre poesia em:

https://brainly.com.br/tarefa/34358624

Anexos:
Perguntas similares