Respostas
Resposta:
As tensões entre Rússia e Ucrânia escalaram em 2021, mas tiveram início ainda no ano de 2014 com a anexação da Crimeia pela Rússia.
As tensões entre Rússia e Ucrânia escalaram em 2021, mas tiveram início ainda no ano de 2014 com a anexação da Crimeia pela Rússia.
Nas primeiras horas do dia 24 de fevereiro de 2022, por volta das 23h do dia 23 no Brasil, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou em rede nacional de TV uma operação militar na região do Donbass, no leste da Ucrânia. O ato foi visto como uma declaração de guerra.
Apesar de a Rússia ter confirmado apenas ações militares no Donbass, onde recentemente reconheceu os governos das repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk, foram registrados ataques a bases militares ucranianas em outras regiões.
A tensão entre a Rússia e a Ucrânia aumentou após milhares de soldados russos serem posicionados nas fronteiras com o território ucraniano, o que despertou o alerta para uma invasão russa na Ucrânia.
Essa movimentação atípica começou em novembro de 2021 e se intensificou em janeiro de 2022, mas a origem do conflito é mais antiga.
As raízes do conflito estão na crise política que se instalou na Ucrânia no ano de 2014 e na anexação da Crimeia pela Rússia nesse mesmo período. Além disso, os russos tentam impedir uma maior aproximação da Ucrânia com a Otan, sendo essa uma das exigências impostas por parte da Rússia em meio às negociações.
Explicação:
exagereiexagereieexagereimuitoexagereimuitonalinha