• Matéria: Pedagogia
  • Autor: glacielazuin
  • Perguntado 3 anos atrás

1. Dentre as alternativas abaixo, selecione aquela que descreve as principais diferenças entre a alfabetização matemática e letramento matemático.
a. Ser alfabetizado matematicamente implica conhecer padrões matemáticos e reconhecer formas, sendo que o letramento matemático significa somente saber ler e escrever em linguagem matemática padrão.
b. O letramento matemático busca o aprendizado crítico sobre as linguagens matemáticas, seja no cotidiano seja na aplicação nas demais ciências. Já a alfabetização matemática no sentido lato consiste em somente ler e escrever.
c. A alfabetização matemática consiste na ação pedagógica que deve propiciar oportunidades para as crianças compreenderem como nossa sociedade se organiza, descreve, aprecia e analisa o mundo, para que elas possam compreender tanto o conteúdo, quanto a função, a intenção e os efeitos dos textos. Diferente do letramento, que consiste na aprendizagem rígida e sistemática da matemática pura. d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Ser letrado significa não só saber ler e escrever, como no sentido estrito da alfabetização, mas dar respostas às demandas sociais da leitura e escrita.

Respostas

respondido por: WAVESKYSEND
0

Resposta: e. Ser letrado significa não só saber ler e escrever, como no sentido estrito da alfabetização, mas dar respostas às demandas sociais da leitura e escrita.

Explicação: Soares (2004) explica que:

é necessário reconhecer que alfabetização – entendida como a aquisição do sistema

convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o

desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e

da escrita em práticas sociais: distinguem-se tanto em relação aos objetos de

conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de

aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de

Educação, Rio de Janeiro, n. 25, Jan./ Abr. 2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002>.

Perguntas similares