Respostas
Resposta:
O primeiro computador foi criado entre 1943 e 1946 e se chamava Eletronic Numerical Integrator and Computer — ENIAC. Para o seu desenvolvimento, foi investido cerca de 6 milhões de dólares e seu funcionamento dependia de uma série de fatores, como 200 mil watts de energia.
d3cryo - Meus amigos, a historia dos computadores foi fascinante em todos os sentidos. Tivemos grandes gênios que participaram desenvolvendo projetos enormes e complexos como a de um computador. Como nós sabemos o ser humano precisou computar(calcular) dados la nas antigas no tempo que ainda usavam o ábaco, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C.
Evolução dos Computadores
O computador, tal qual conhecemos hoje, passou por diversas transformações e foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, acompanhando o avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica. É por isso que não existe somente um inventor.
De acordo com os sistemas e ferramentas utilizados, a história da computação está dividida em quatro períodos.
Primeira Geração (1951-1959)
Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia.
Um exemplo é o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas.
Segunda Geração (1959-1965)
Ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.
Terceira Geração (1965-1975)
Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento.
Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.
Quarta Geração (1975-até os dias atuais)
Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia. Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais. Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão. Ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel com navegação na web.
obs: não falem que eu contei mas provavelmente estamos vivendo na quinta geração de computadores aonde super componentes são integrados a PCS de alta performance.