• Matéria: Biologia
  • Autor: alunaferrada123
  • Perguntado 3 anos atrás

Os carboidratos são componentes orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio. São considerados a principal fonte de energia para as células humanas, principalmente na forma de glicose, um monossacarídeo proveniente da degradação do amido presente em alimentos de origem vegetal. A captação da glicose pelas células é, muitas vezes, a principal limitação na utilização desta por muitos tecidos. No que se refere à digestão, à absorção e ao metabolismo de carboidratos, assinale a alternativa correta.


Ao atingir a corrente sanguínea, a frutose, assim como a galactose, podem ser prontamente captadas e aproveitadas para gerar energia pelas células de todos os tecidos.


A insulina, hormônio secretado pelo pâncras, não se relaciona com a concentração de carboidratos no sangue.


No estado de jejum, à medida que a concentração de insulina, hormônio anabólico, diminui, há o aumento de glucagon, com estímulo da quebra de lipídeos e proteínas (catabolismo).


O glicogênio muscular é responsável pela manutenção da glicemia nos períodos de jejum não prolongado.


Indivíduos com diabetes mellitus do tipo 2 podem ingerir frutas à vontade, afinal, o carboidrato proveniente das frutas não altera a glicemia.

Respostas

respondido por: ewertonpires2
0

Resposta:

No estado de jejum quando a taxa glicêmica no sangue diminui, o sistema nervoso central estimula o pâncreas a produzir o hormônio glucagon, que tem como função estimular a quebra de glicogênio no fígado e músculos em moléculas de glicose e promover a transformação de proteínas e outras substâncias em glicose, através de um processo denominado gliconeogênese. Esse processo, estimula o aumento da taxa de glicemia.

Perguntas similares