“Certa feita, li no jornal a declaração de um industrial durante a inauguração do centro cultural Norberto Bobbio, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp): “a política divide, a cultura unifica””.
A cultura, assim, é entendida erroneamente como uma esfera neutra acima das contradições sociais. Antes de chegar ao discurso do industrial, essa concepção elitista fez-se presente em diferentes contextos históricos.
Analise a asserção abaixo e julgue se a mesma é verdadeira ou falsa:
Na Inglaterra, por exemplo, ela surgiu com o advento da sociedade colonial capitalista e da democracia: de repente, a cultura até então usufruída por um seleto público passou a sofrer as consequências da complexidade do tecido social e do surgimento das camadas populares que passaram a ameaçar o consenso cultural vigente.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
Respostas
respondido por:
2
A resposta está falsa, haja vista que sempre que surge novas camadas populares na sociedade há uma tendência de aumento na propagação da cultura e não uma ameaça a ela. Dessa forma a asserção deverá ser considerada falsa.
Como surgem novas culturas na sociedade?
As culturas podem vir por meio de vários métodos, como imigração de povos, conflitos armados, até mesmo no período da escravidão culturas foram criadas e misturadas. Dessa forma, toda vez que novas situações e novas camadas sociais surgem, tornam-se a tona também outros meios culturais e sociais.
Aprenda mais sobre cultura aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2136701
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás