No início dos anos 1960, apesar da escravidão ter sido abolida em toda América, algumas práticas faziam parte da rotina de muitos Estados norte-americanos.


Nesse período, no Estado Americano da Virgínia, existia uma legislação que regulamentava as atividades dos afrodescendentes, tais como: proibia o casamento interracial; Latinos e Afrodescendentes só podiam viajar no banco de trás dos ônibus. Todos classificados como “Negros ou índios” não podiam usar o mesmo banheiro que brancos; e somente era permitido cursar universidades caso um Juiz emitisse a devida autorização.


Esse caso descrito retrata situações reais que afrodescendentes e latino-americanos vivenciavam em alguns Estados norte-americanos.


Com base no relato acima, assinale a opções que conceitua corretamente o caso descrito.

Respostas

respondido por: yaravc2007
0

Resposta:

Racismo Estrutural

Explicação:

respondido por: graziellysouzase
0

Conforme o contexto da abolição da escravidão na década de 60, pode-se afirmar que a alternativa correta, é a que afirma Racismo Estrutural.

 

Qual o conceito de Racismo Estrutural, vivenciado por afrodescendentes e latino-americanos?

  • O racismo estrutural é a ideia de que certos sistemas estruturais na sociedade beneficiam desproporcionalmente um grupo em detrimento de outro;
  • O racismo estrutural é sobre como o sistema é configurado para excluir as pessoas de cor da oportunidade;
  • Não apenas inclui barreiras diretas, mas também barreiras indiretas que dificultam o sucesso e a prosperidade de pessoas de determinados grupos na sociedade.

Aprenda mais sobre o conceito de Racismo Estrutural em: https://brainly.com.br/tarefa/22792593

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares