Pontes (1995), afirma que o assistente social trabalha nas mediações das políticas sociais fazendo valer os direitos dos usuários. Esses direitos podem ser entendidos como:
dádiva, portanto, são dados ao usuário em um momento especial.
dádiva, entendido como processo de construção individual.
conquista e não dádiva, portanto, são dinâmicos e inacabados, exigindo que sejam constantemente conquistados e reconquistados.
conquista e dádiva, sendo únicos e dinâmicos.
conquista, portanto, são únicos e fixos.
Respostas
Resposta:
conquista e não dádiva, portanto, são dinâmicos e inacabados, exigindo que sejam constantemente conquistados e reconquistados.
Explicação:
Esses direitos precisam ser entendidos como conquista, não dádiva, portanto, são dinâmicos e inacabados, exigindo que sejam constantemente conquistados e reconquistados, diante das relações de poder e de dominação que o cercam, para atacá-lo. Entretanto, a existência de garantias legais não se traduz necessariamente em garantias efetivas, ou seja, não basta somente afirmar legalmente um direito para vê-lo respeitado e materializado, pois existe uma grande fratura entre o anúncio do direito e sua efetiva materialização. A luta por direitos é um processo de construção coletiva que exige o resgate do protagonismo dos sujeitos.