Respostas
Resposta:
Reprodução sexuada: Na reprodução sexuada, observamos a participação de gametas e a combinação dos genes herdados dos pais. É um tipo de reprodução que leva, portanto, à variabilidade genética. Nesse caso, haverá descendentes semelhantes aos pais, não cópias idênticas.
Reprodução assexuada: A reprodução assexuada difere-se da sexuada em vários aspectos, como o fato de ser mais simples e, em geral, rápida. Um desses aspectos é a ausência de fusão de gametas e a geração de clones. Esses clones nada mais são que indivíduos idênticos geneticamente ao indivíduo parental. Quando indivíduos diferentes do parental surgem, geralmente é resultado de modificações no DNA, ou seja, mutações.
Reprodução assexuada: Não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. Gera indivíduos idênticos. É realizada por apenas um corpo.
Exemplos:
- Divisão binária, realizada por bactérias e protozoários. Nesse modelo, um indivíduo reparte-se no meio, e assim dá origem a um descendente idêntico.
- Esporulação, realizada por fungos e algas. São liberadas células reprodutoras (esporos) que germinam em ambientes adequados.
_______
Reprodução sexuada: Ocorre envolvimento de gametas, permitindo variabilidade genética. Geralmente observamos dois indivíduos, mas há uma exceção: as hermafroditas, que realizam autofecundação.
Exemplos:
- Polinização, realizada em algumas plantas. Ocorre transferência do grão de pólen da parte masculina para a parte feminina da planta.
- Fecundação, realizada por humanos. Quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto
Espero ter ajudado, bons estudos! :D