O primeiro bimestre foi encerrado com uma reunião de Conselho de Classe em que Martha expos o resultado das avaliações dos seus alunos do oitavo ano. Os professores ouviram os péssimos resultados descritos como notas abaixo da média da escola e começaram a questionar a alegação da professora de que 80% de sua turma tirou nota vermelha por não ter interesse na matéria de História do Brasil. Quando indagada sobre a forma como chegou aos resultados tão insuficientes de rendimento, a professora explicou que elaborou uma prova de múltipla escolha, com questões provenientes de exames vestibulares para universidades públicas e que os alunos tiveram muita dificuldade em compreender as questões da atualidade fazendo a relação com os fatos históricos estudados. Em sua opinião, quais os limites dessa forma de avaliação empregada pela professora e qual seria a melhor forma de avaliar a capacidade crítica dos estudantes? Por que?
Respostas
A avaliação é um tema bastante complexo e que requer muito planejamento no ambiente escolar. Na minha opinião quando a porcetangem de alunos reprovados atinge o auge, como o destaque da tarefa, requer mudança de planejamento.
Refletindo sobre a avaliação
Alguns alunos poderão apresentar dificuldades na resolução de questões, mas quando a turma toda atinge esse patamar o problema não se encontra nos alunos, mas na metodologia.
O tipo de avaliação que a professora realizou é positivo devido ao fato de que os alunos irão se confrontar no futuro com essas questões, porém a professora deverá reavaliar sua forma de preparar os alunos para esse confronto.
Metodologias que preparam para a avaliação
Algumas ações poderão desenvolver melhor a performance dos alunos nas questões de criticidade, como:
- leitura e debate sobre a mesma;
- motivação para a escrita de opinião;
- filmes e análise dos mesmos;
- livros e análise dos mesmos;
- discussão sobre assuntos da sociedade.
Quer saber mais sobre os meios de avaliação?
https://brainly.com.br/tarefa/49855098
https://brainly.com.br/tarefa/49858185