Quando um corpo é aquecido, seus átomos agitam-se com maior intensidade e suas distâncias interatômicas médias se tornam maiores, acontecendo o fenômeno chamado dilatação térmica do corpo. As seguintes proposições dizem respeito a esse fenômeno físico. Julgue-as quanto a sua veracidade. (1) A variação do comprimento de um corpo denomina- -se dilatação linear. (2) Duas barras, A e B, que possuam o mesmo comprimento inicial, ao sofrerem a mesma elevação de temperatura, poderão ter dilatações diferentes. (3) Trilhos de estrada de ferro são assentados com folgas que compensam suas dilatações em dias quentes, evitando assim a destruição do conjunto. (4) Quando se aquece uma chapa perfurada, ela dilata como se fosse inteiriça, e, consequentemente, os furos diminuem com o aquecimento.
Respostas
Resposta:
1; 2; 3
Explicação:
1 - A resposta 1 está correta - Devido ao fato da dilatação correspondente ao aumento de comprimento de um corpo ser linear (valendo-se para o aumento do volume a dilatação volumétrica e para o aumento da área a dilatação superficial)
2- A resposta 2 está correta - Devido ao fato de duas barras, mesmo que sofram com a mesma elevação de temperatura, podem ter composições diferentes (exemplo: cobre e alumínio), o que pode vir a variar a dilatação de ambos os corpos.
3- A resposta 3 está correta - Em dias quentes, a dilatação pode ser um fenômeno destrutivo para linhas férreas, devido ao fato de que há uma pressão excessiva em conjunto do aumento de temperatura, que acabam por obrigar o corpo a se dilatar ( há diversas imagens na internet por exemplo que demonstram isso, com linhas quase por completo dilatadas devido a altas temperaturas e pressões [ envolvendo a composição do material {ferro}].
4- A resposta 4 está errada - ocorre, de fato, a dilatação superficial (área da chapa e AUMENTO do diâmetro do furo [ OS FUROS AUMENTAM COM A DILATAÇÃO SUPERFICIAL])