O processo histórico trouxe às Constituições o reconhecimento da educação como direito e, a partir de então, observa-se dois papéis que surgem na garantia desse direito, o Estado e a família. Analise as assertivas abaixo e indique em qual delas os papéis da família e do Estado aparecem corretamente:
Respostas
Resposta:
A Constituição de 1967 preconiza que a educação é direito de todos, será dada no lar e na escola, mas ao Estado cabe assegurar a igualdades de oportunidade.
Resposta:
A Constituição de 1967 preconiza que a educação é direito de todos, será dada no lar e na escola, mas ao Estado cabe assegurar a igualdades de oportunidade.
Explicação:
A família e o Estado aparecem em todas as Constituições a partir de 1934 dividindo a responsabilidade pela educação de crianças e jovens e, ao longo de todas as cartas constitucionais houve muita discussão a cerca dessa temática. Contudo, em 1934 além da família também cabia ao Poder Público ministrar e proporcionar a brasileiros e estrangeiros valores morais que fortalecessem o espírito brasileiro. Em 1937 a educação integral é vista primeiro como dever e depois como direito natural dos pais e o Estado aparece como mero colaborados (art 125). Em 1946, a educação é vista como direto de todos mas será dada no lar e na escola, ao poder público caberá ministrar o ensino dos diferentes ramos. Na Constituição de 1967, tal qual proposto em 1946, a educação é direito de todos, será dada no lar e na escola, mas ao Estado cabe assegurar a igualdade de oportunidades, por fim, a Constituição cidadã de 1988 universaliza a educação como direito de todos, mas coloca primeiro o Estado e depois a família com o dever de promove-la junto à sociedade visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.