• Matéria: História
  • Autor: diegotomeh30
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre a Guerra de Reconquista da península Ibérica, leia o texto a seguir:

A intolerância religiosa e a agressividade mútuas entre cristãos e muçulmanos acentuaram-se nesse período. À jihad islâmica, praticada por Almorávidas e Almóadas*, correspondia a guerra santa da ideologia de cruzada adotada pelas ordens religioso-militares. Em nome de uma ou de outra, cada campo encontrou argumentos para a condução da guerra e, não raramente, para a aniquilação do adversário. Daí a extrema violência de que se revestiram alguns dos combates travados, bem como a imagem do inimigo que foi construída e que, invariavelmente, de um lado e do outro, o reduzia à condição de infiel. No entanto, a representação ideológica patente em alguns textos narrativos geralmente elaborados em meio clerical cristão não deve ser tomada como reflexo absoluto da realidade. De facto, houve mourarias, isto é, bairros reservados aos mouros (designação corrente dos muçulmanos) – em muitas povoações após a Reconquista cristã, o que significa que não se verificou o extermínio dessas comunidades muçulmanas. Em 1170, Afonso Henriques concedeu forais aos mouros forros (ou seja, libertos) de Lisboa e outras povoações a sul do Tejo, demonstrando assim que contava com eles e que não queria prescindir de sua força de trabalho. Aliás, de um modo geral, os reis desse período manifestaram ter uma clara noção sobre o interesse da atividade econômica dos mouros, pelo que não praticaram uma política de extermínio de suas comunidades.

RAMOS, Rui (coord.). História de Portugal. Lisboa: Esfera dos Livros, 2009; p. 43-44.

* Almorávidas e Almóadas: grupos de origem berbere (do deserto norte-africano) que dominaram a península Ibérica muçulmana entre os séculos XI e XIII, após o declínio do Califado de Córdoba.

De acordo com o texto, responda:

a) Como foi a relação entre cristãos e muçulmanos na península Ibérica durante a Guerra de Reconquista?

b) Qual o principal interesse de Afonso Henriques e de outros reis cristãos ao concederem liberdade aos mouros nos territórios conquistados?

Respostas

respondido por: melanciagacha762
2

Resposta:

A: Os muçulmanos a viverem sob domínio cristão, os mudéjares, viam a sua situação piorar em épocas de ataques islâmicos em larga escala sobre territórios controlados pelos cristãos, como aconteceu aquando da investida dos almorávidas no século XI e da dos almóadas no século XII.

____________

___________

__________

_______

____

__

_

B: Em 1139, depois da vitória na batalha de Ourique contra um contingente mouro, D. Afonso Henriques proclamou-se a partir de 1140 Rei dos Portugueses com o apoio dos seus seguidores, sendo reconhecida a sua independência do Reino de Leão com o Tratado de Zamora.

Perguntas similares