(VUNESP-2012 - Questão adaptada)
“Eis aí como me parece que se deve apresentar nas escolas a história de cada Estado da União. Assim pudéssemos começar pela memória do nosso município, já que não temos o registro dos nossos lares. Entender, como parece que alguns entendem, que a ideia do Estado enfraquece o sentimento de pátria seria entender que a honra pessoal desnutre o amor da família: ou que o amor da família prejudica o amor da comuna, ou que este é incompatível com o amor do Estado. Não. Em vez disso, o que é legítimo proclamar, incutir no espírito de todos, mas principalmente na alma da mocidade, é que só ama verdadeiramente a sua pátria aquele que a serve de todo o coração: e que a pátria se pode servir em todas as esferas, quaisquer que sejam as condições em que cada um se encontre.”
Esse trecho vem de um livro de Rocha Pombo que fazia parte de uma coleção em que era tratada a história de cada estado brasileiro. Para os idealizadores dessa coleção, essa proposição:
Alternativas:
a)
Colaboraria para que os estudantes entendessem as estruturas econômicas como a solução para a compreensão das atitudes do homem.
b)
A partir da história local, os estudantes compreenderiam melhor a história nacional.
c)
Estimularia os alunos mais novos a não valorizar todos os julgamentos relacionados às diversas formas de regionalismos.
d)
Ao privilegiar as principais temáticas nacionais, prestaria aos estudantes dos anos iniciais da escola os estudos cívicos.
e)
A partir da história local, os estudantes não compreenderiam melhor a história nacional.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
B)
Explicação:
A partir da história local, os estudantes compreenderiam melhor a história nacional.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás