Leia o texto abaixo.
Eugenia no Brasil: como a ciência foi usada para justificar o racismo
Com influência no termo criado pelo britânico Francis Galton, a ideia da eugenia com a intenção de criar uma sociedade perfeita se disseminou pelo mundo maquiando um discurso de seleção natural em posicionamentos racistas, estimulando o convívio de uma sociedade cada vez menos semita e negra.
No Brasil, não foi diferente; as primeiras publicações relacionadas ao tema começaram a surgir após a abolição da escravidão, no início do século 20. O crescimento da população negra e sua miscigenação foi o ponto de argumento de Renato Ferraz Kehl [...] importando as premissas de Galton para a América Latina em 1918.
De acordo com o farmacêutico, a eugenia poderia resolver os problemas de pobreza e saneamento básico de maneira “simples”; visto que o branco já possuía amparo público e poder aquisitivo, a purificação da raça adicionando mais brancos no lugar dos negros poderia sobrepor suas desvantagens. [...]
Sem relação com a teoria de Charles Darwin, a tal seleção tratava com naturalidade a taxa de mortalidade da população negra que, em 1908, era mais de duas vezes maior do que a taxa da população branca. Os espaços sociais ficariam disponíveis para a vinda de europeus ao país, ‘substituindo’ os negros. [...]
FERRARI, Wallacy. Eugenia no Brasil: como a ciência foi usada para justificar o racismo. Aventuras na História, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3uU0ZoY>. Acesso em: 3 mar. 2021. Fragmento.
Com base nesse texto, a transformação social no Brasil após a abolição da escravidão foi impactada por
A. ações de combate à desigualdade econômica por parte do governo.
B. ideais sobre a exploração de outros territórios e povos.
C. ideias de segregação e superioridade entre as raças.
D. influências do cristianismo sobre a ideia de igualdade entre as etnias.
E. políticas públicas voltadas para a reinserção da população afro-brasileira no trabalho.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
acho que a letra D
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás