Respostas
Resposta:
O Diácono é um servo do Senhor, separado para o trabalho no templo, porém, que não exerce sacerdócio. Podemos dizer que ele pertence a um grau inferior da hierarquia se comparado aos pastores, padres ou líderes sacerdotais das igrejas cristãs, mas de profunda importância para a manutenção da igreja. Para tornar-se um diácono é preciso uma escolha, uma espécie de imposição de mãos do líder da igreja que o consagra a atividade do diaconato.
Explicação:
O termo diácono tem origem grega e significa "auxiliar, servo, ajudante" e o exercício de sua função também pode ser feminina, e são chamadas diaconisas. Em alguns casos, devido a tradição o diaconato pode ser definitivo ou ainda, funcionar como um tipo de estágio para a função de presbítero.
Um exemplo de diaconato exercido no Brasil é a igreja evangélica de confissão luterana, esta instituição é um dos ramos de protestantismo que avança na identificação com os problemas da sociedade, e a Fundação Luterana de Diaconia é um grupo de trabalho que atua nas comunidades carentes. Nesta fundação há a preocupação em ajudar com diversos projetos sociais e educacionais, por meio de contribuições dos membros, doações diversas, e parcerias com respeitadas instituições empresariais, governamentais e humanitárias. Tudo com o objetivo de fazer a diferença social.