Deveria haver intervenção direta do Estado em algum setor da economia brasileira? Por que?
Alguém pode me ajudar, por favor??
Respostas
Resposta:
Depende de qual escola do pensamento econômico levamos em conta, mas no geral, a intervenção estatal é uma boa escolha.
Explicação:
Para esta pergunta, devemos entender o que são os sistemas econômicos.
Existem apenas dois sistemas econômicos no mundo, são eles:
Capitalismo
Comunismo/Socialismo
Dentro do capitalismo, existem diversas vertentes do pensamento econômico, como a escola austríaca, o keynesianismo e o liberalismo.
Estas se diferem entre si, algumas como o keynesianismo defendem a maior intervenção estatal na economia, enquanto outras, como a escola austríaca defendem a não intervenção, também chamada de capitalismo Laissez-faire. Contudo, todas estas são apenas diferentes vertentes do capitalismo. em resumo, o capitalismo é um sistema que defende o lucro acima do bem estar coletivo e a exploração da força de trabalho.
Já os filósofos marxistas (principal filósofo socialista) defendem a coletivização dos meios de produção, estes também acreditam que todas as sociedades estão divididas em duas principais classes, o proletariado, composto pelos trabalhadores assalariados, e a burguesia, composta pelos donos dos meios de produção, em ultima instância, estes pensadores defendem a extinção da burguesia, ou seja, em um país socialista, como a URSS, Cuba, China e a Coréia popular, não existem os patrões (burguesia).
Dentro do comunismo, também existem vertentes, como o marxismo-leninismo, anarquismo, estalinismo, maoísmo e o trotskismo.
Ao contrário do que acontece no capitalismo, o comunismo defende o bem estar coletivo acima dos lucros (visto que este deixa de existir em um país socialista).
voltando à pergunta principal:
Deveria haver intervenção direta do Estado em algum setor da economia?
No geral, a intervenção estatal na economia no capitalismo, é benéfica, pois esta garante maiores direitos para o trabalhador, mas é preciso lembrar que o capitalismo possui diversas contradições inerentes a sua própria existência e muitos estudos apontam que países socialistas concedem uma maior qualidade de vida aos seus cidadãos, um desses estudos é o Economic Development, Political-Economic System,
and the Physical Quality of Life, em tradução livre: Desenvolvimento econômico, Sistema político-econômico e a qualidade de vida. esse estudo aponta que os países socialistas (lembre-se, no socialismo não existem empresas privadas) conseguem alcançar maiores níveis de educação, menores indices de analfabetismo, maiores índices de nutrição e maior expectativa de vida que países capitalistas semelhantes, por isso, percebemos que a intervenção estatal é geralmente uma boa ideia.
Espero ter ajudado :)