6. (UnB-DF) Em determinada espécie animal, foram ana lisadas duas caracteristicas com segregação indepen dente e herança codominante: cor e textura do pelo. Para a cor do pelo, os homozigotos podem ser verme thos ou brancos. Para a textura, os homozigotos têm pelo liso ou crespo. Calcule a porcentagem esperada de descendentes fêmeas com pelo vermelho crespo oriundas do cruzamento de dois animais duplamente heterozigotos Despreze a parte fracionária de seu resultado, caso exista.
Respostas
Tendo conhecimento sobre o método resolutivo de questões que envolvem o assunto da Segunda Lei de Mendel, chegamos na conclusão que a probabilidade é de 3%, entretanto, é válido ressaltar que essa questão está mal formulada.
- E por que está mal formulada ?
Pelo fato de a questão não nos informar qual característica é dominante e qual é recessiva, a ausência dessa informação prejudica a resolução da questão, porem, de acordo com o gabarito oficial a resposta é 3%, o que nos deixa apenas com a possibilidade das características procuradas serem recessivas, por meio da resolução da questão isso vai ficar mais claro.
Feito esse aviso, vamos prosseguir com a questão.
Ela nos disse que em determinada espécie animal, foram analisadas duas características com segregação independente e herança codominante : cor e textura do pelo, para a cor do pelo, os homozigotos podem ser vermelhos ou brancos, enquanto que para o caráter de textura, os homozigotos podem ter pelo liso ou crespo. Dito isso, nos pede para calcularmos a porcentagem esperada de descendentes fêmeas com pelo vermelho e crespo oriundas de um cruzamento de dois animais duplamente heterozigotos.
- Certo, e qual o primeiro passo para resolvermos a questão ?
O primeiro passo é anotarmos os genótipos dos envolvidos na questão, como a própria questão já nos informou, o casal é duplo heterozigoto (AaBb), então vamos realizar o cruzamento entre esse casal.
- Certo, e como realizaremos esse cruzamento ?
Vamos ter que em primeiro lugar retirar os gametas que cada genótipo vai produzir, um indivíduo duplo heterozigoto vai produzir 4 gametas, que são :
- AB
- Ab
- aB
- ab
Como são dois indivíduos, basta replicarmos esses gametas e montarmos um quadro de Punnett e com esse quadro montado, poderemos definir a proporção fenotípica e genotípica dos descendentes provenientes do cruzamento. Além disso, vamos considerar que o gene ''A'' seja o responsável pela característica cor do pelo, enquanto que o gene ''B'' seja o responsável pela característica textura do pelo.
- Vamos realizar o cruzamento :
Analisando esse quadro de Punnett, podemos inferir que (considerando as características textura lisa e cor branca como dominantes) :
9/16 ou 56,25% dos descendentes serão brancos e lisos
3/16 ou 18,75% dos descendentes serão vermelhos e lisos
3/16 ou 18,75% dos descendentes serão brancos e crespos
1/16 ou 6,25% dos descendentes serão vermelhos e lisos (representado pelo genótipo em negrito).
Entretanto, a questão nos pediu para desprezar a parte fracionária do resultado e expressou que os descendentes sejam fêmeas, dado que existem animais machos e fêmeas, teremos que multiplicar por 1/2 (50%) justamente pelo motivo de a questão ter especificado que os descendentes sejam fêmeas, portanto, temos que :
Portanto, a probabilidade de surgirem fêmeas de pelo vermelho e crespo é de 3%.
Entretanto, como dito anteriormente, essa questão é passível de ser anulada, dado que assumindo que as características pelo vermelho e crespo fossem dominantes, a probabilidade seria de 28% seguindo o mesmo raciocínio estabelecido.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/39746907
Bons estudos e espero ter ajudado :)