Respostas
Resposta:
A ginga de um capoeirista é o elemento básico para que ele consiga desenvolver seu jogo, e consiste em levar a perna e o braço do mesmo lado do corpo para a frente e para trás, alternando de um lado para o outro, sempre de forma coordenada. Esse movimento corporal ritmado com a música faz o lutador se movimentar constantemente, deixando o corpo em constante estado de alerta, seja para se defender por meio de uma esquiva, seja para atacar seu adversário.
Aú: Também conhecido como “estrela”, é usado como forma de se esquivar ou enganar o adversário.
Cocorinha: Outra forma de esquiva. O capoeirista flexiona os joelhos e agacha rapidamente, sendo necessário que uma de suas mãos toque o solo para ajudar na manutenção do equilíbrio
Negativa: Movimento de esquiva em que o praticante agacha com uma perna estendida e a outra flexionada.
Bênção: Chute frontal com a sola do pé, que consiste num movimento de força com o intuito de surpreender o oponente.
Martelo: Chute lateral com a parte do peito do pé.
Armada: Chute rodado com o lado externo do pé.
Meia-lua de frente: Chute realizando um movimento de semicírculo de fora para dentro, atingindo o adversário com a parte interna do pé.
Queixada: Chute realizando um movimento de semicírculo de dentro para fora, atingindo o adversário com a parte externa do pé.
Rasteira: Golpe aplicado com o pé, com o intuito de desequilibrar o adversário e derrubá-lo, atingindo a sua perna de apoio.