Respostas
O reino de Gana se desenvolveu nas limítrofes do deserto de Saara. Este reino teve significativa prosperidade, mesmo estando sem saídas para o mar e numa região que é considerada impropria para o desenvolvimento econômico.
O reino tinha como forma de vida as atividades comercias com outras regiões da África. Dentre os produtos comercializados estava o sal, cavalos, ouro e escravos.
O estado em Gana era controlado por causa da cobrança de impostos e não havia uma organização contundente.
O Império de Gana localizava-se onde atualmente temos o Mali e a região sul da Mauritânia, chegando ao seu apogeu entre os séculos VII e XI. Sua principal fonte de riquezas era a mineração de ouro e metais preciosos dos territórios que eram dominados pelo reino, sendo a maior economia da região.
Os povos dominados pelos ganeses em suas campanhas militares eram obrigados a pagar tributos sobre comércio e pela produção dos metais preciosos. A região era constantemente atacada por nômades, o que alimentava sempre as ações do exército.
Por volta do século XI, a capital (Kumbi Saleh) foi dominada pelos bereberes, muçulmanos, partindo o reino. O Reino de Gana não se submeteu ao Islã, existindo diversas guerras até a incorporação ao Reino de Mali.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/21813044