Karl Marx, Durkheim e Max Weber falaram sobre as dinâmicas sociais, como a sociedade funcionava e as pessoas dentro dela, suas contradições, evoluções, etc. Dentro do que foi estudado nesse bimestre qual foi a visão praticada por eles para explicar a realidade?
Respostas
Êmile Durkheim
Os fatos sociais deveriam ser analisados e estudados embasados na ciências da natureza, para ele existe uma ordem natural das coisas acontecerem até mesmo dentro da sociedade, e as coisas acontecem de maneira natural. Uma maneira de dizer que os seres humanos, mudam a sociedade pois ela já está vem pronta já existe uma ordem natural.
Max Weber.
É impossível estudarmos a sociedade sem colocar em prática os nossos gostos e vontades.
Acreditava que nós seres humanos controlamos a sociedade através de ações sociais.
-Afetiva sentimentos.
-Tradicional costumes.
-Fins objetivos estabelecidos.
-Valores religião política.
Em a ética protestante e o espirito do capitalismo Wener afirma que o capitalismo e complexo e sua formação se deve a influência protestante através do acúmulo de riquezas, organização e disciplina.
Karl Max.
Materialismo histórico e dialético.
As relações de produção entre patrão e empregado são o que movem a sociedade capitalista e são uma contradição pois os trabalhadores vendem a sua força de trabalho para as fábricas mais ficam com a menor parte do lucro.
Para ele, os seres humanos são sujeitos históricos, sujeitos que forma essa sociedade, para ele os trabalhadores deviam tomar os meios de produção e iniciar um processo de revolução para “acabar com a desigualdade do capitalismo”.