As decisões são influenciadas por sistemas de análise “laterais” que colocam limites na abordagem do que se pode considerar um resultado ótimo. Essa é a origem do Sistema 1 (rápido e intuitivo) e Sistema 2 (devagar e racional) de tomada de decisão. A evidência primária por trás dessa dicotomia veio a partir do aprofundamento dos estudos do cérebro. Nossos dois hemisférios cerebrais exibem uma divisão de trabalho: em pessoas destras, o hemisfério direito desempenha um papel especial no reconhecimento de padrões visuais e o hemisfério esquerdo nos processos analíticos e no uso da linguagem, que é fundamental para processos racionais de tomada de decisão.
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: V – F – V – V.
(V) O Sistema 2 atribui atenção às atividades mentais exigentes que a exigem, incluindo cálculos complexos. As operações do Sistema 2 são frequentemente associadas à filtros subjetivos.
Verdadeiro: os filtros subjetivos são decorrentes da capacidade limitada de nosso sistema racional de tomada de decisão.
(F) O Sistema 2 opera de forma automática e rápida, com pouco ou nenhum esforço e nenhuma sensação de controle voluntário.
Falso: essas são características do Sistema 1.
(V) O Sistema 1 gera impressões, sentimentos e inclinações; quando endossados pelo Sistema 2, tornam-se crenças, atitudes e intenções.
Verdadeiro: essa associação dá origem a heurísticas, vieses e falácias, que irão influenciar decisões futuras do Sistema 2.
(V) O Sistema 1 gera um conjunto limitado de avaliações básicas e responde mais fortemente às perdas do que aos ganhos.
Verdadeiro: o Sistema 1 não lida de forma adequada com situações complexas e nos leva a preferir evitá-las.
Explicação:
corrigido no ava.
Resposta:
A resposta correta é:
V – F – V – V..
Explicação: