• Matéria: Psicologia
  • Autor: sarahgomessergio2019
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o caso a seguir, evidenciado no artigo de Franceschini (2009): “Digamos, como exemplo, que uma empresa apresente uma estrutura hierárquica tradicional, do tipo ‘pirâmide’. Teríamos algo como: um presidente que comanda um grupo de diretores, que por sua vez comandam trabalhadores especializados. Neste caso, o analista do comportamento poderia identificar que o presidente está submetido a uma contingência de punição a alguns tipos de erro (ex.: produzir a custos elevados), mas altamente reforçadora de interações sociais e políticas. Os diretores estariam sob um esquema de reforçamento bastante exigente, no qual muitas respostas são necessárias para gerar o estímulo reforçador (como a comissão de vendas). Os trabalhadores situados nos níveis hierárquicos mais baixos estariam sujeitos a poucas alternativas de reforçamento e altos custos de resposta (eles teriam que trabalhar um mês inteiro para obter um salário baixo), além da sinalização constante de um estímulo aversivo: o desemprego. Para estes trabalhadores, o supervisor ou ‘patrão’ se tornaria uma fonte de estimulação aversiva contingente a qualquer comportamento que fique aquém de certas especificações, incluindo uma frequência mínima de produção.

Trabalhos experimentais permitem antecipar alguns efeitos prováveis de cada um dos esquemas identificados. Esquemas punitivos, mas que geram grandes reforços de forma intermitente, estabelecem comportamentos de esquiva persistentes – o que significa que poderia haver um “engessamento” das atitudes do presidente, que se tornaria avesso a mudanças, mas que manteria um discurso (verbal) sobre ‘como mudar é importante’ (reforçado socialmente). Da parte dos diretores, altos custos de resposta produzem supressão de atividades imediatamente após a obtenção de cada reforço (SKINNER, 1953). Isso implica maiores chances de haver procrastinação de tarefas, desgastes emocionais ou quadros de depressão, além de relatos verbais por parte dos trabalhadores de que se sentem desanimados, que não podem fazer frente a seu trabalho etc. Dos trabalhadores situados na ‘base da pirâmide’ se poderia esperar esquiva constante (evitar ser despedido, pouca criatividade, desgaste físico, agressividade no convívio social etc.) e também procrastinação de tarefas sempre que o supervisor estiver ausente. Além disso, se sua remuneração for insignificante frente às horas exigidas de trabalho, podemos estar diante das mesmas condições anteriormente descritas que geram abulia (‘perda da vontade’) e depressão” (Retirado de: FRANCESCHINI, Ana. Psicologia Organizacional e a Análise do Comportamento. TransForm. Psicol., São Paulo, v. 2, n. 2, p. 114-125, 2009. Disponível em: ).



Neste trecho, é abordado um aspecto importante na Análise Experimental do Comportamento: a esquiva dos trabalhadores situados na “base da pirâmide”. Ela caracteriza-se por:

Grupo de escolhas da pergunta

Empregar um comportamento que resulte em retirar um estímulo agradável do ambiente.

Empregar um comportamento de fuga diante do estímulo aversivo.

Um estímulo apresentado antes de o comportamento ocorrer, o qual sinaliza para a possibilidade do comportamento ser reforçado.

Emitir um comportamento a fim de que o estímulo não apareça ou com o objetivo de retardar o aparecimento do mesmo no ambiente.

Um estímulo apresentado antes de o comportamento ocorrer, o qual sinaliza para a possibilidade do comportamento não ser reforçado.

Respostas

respondido por: Danas
0

O comportamento de esquiva dos trabalhadores ocorre quando eles fogem do estímulo aversivo, no caso, o trabalho com baixa remuneração e com pessímas condições de trabalho. Basicamentes se foge do esforço que não é recompensado, é algo natural de qualquer ser vivo, exceto se eles precisarem fazer esse esforço para manter a própria vida (alternativa B).

Comportamento de esquiva no ser humano

Assim como qualquer outro animal, o ser humano pode ter o seu comportamento modificado de acordo com estímulos, como os reforços aumentam a frequência de um comportamento, as punições tendem a diminuir a frequência de um comportamento.

Venha estudar mais sobre o comportamento evitativo

https://brainly.com.br/tarefa/26205516

Anexos:
Perguntas similares