[...] O Diretório dos Índios, conhecido como Diretório Pombalino (Lei de 1755), assinado por Dom José, Rei de Portugal, foi uma política indigenista de Estado com poder de organização social e pressão política sobre a vida dos ameríndios na Região Norte do Brasil. No que tange à questão das diretrizes do documento colonial, observa-se que o objetivo era aplicar fundamentalmente uma ética disciplinadora e moralizadora do nativo por meio da construção dos aldeamentos coletivos e do trabalho persistente na agricultura como forma de catequizá-los e civilizá-los. [...]
De acordo com esse texto, as políticas indigenistas do século XVIII visavam
integrar os costumes indígenas à cultura oficial da colônia.
romper com a estrutura cristã da colônia portuguesa.
submeter as práticas indígenas à lógica colonizadora.
valorizar as distintas crenças religiosas da colônia.
Respostas
respondido por:
13
O texto evidencia a forma pela qual as políticas indigenistas operavam, durante o século XVIII, no sentido de submeter todas as práticas indígenas à cultura colonizadora (Alternativa C).
Políticas Indigenistas no Século XVIII
A vinda da Coroa Portuguesa modificou o estilo de vida dos povos nativos, ou seja, dos indígenas. Esta mudança foi possível por conta do advento de novas políticas indigenistas, as quais priorizavam a cultura europeia.
Mediante isso, observou-se a necessidade de submissão das práticas indígenas à cultura colonizadora, ou seja, a cessão de todas as práticas e valores culturais indígenas, sobretudo na área de educação.
Mais sobre políticas indigenistas: brainly.com.br/tarefa/30726380
Anexos:
respondido por:
2
alternativa ( c )
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás