• Matéria: Filosofia
  • Autor: jhxalves
  • Perguntado 3 anos atrás

Resumo sobre: Teoria do trabalho na modernidade ​

Respostas

respondido por: lelebeloagostinho1
1

Resposta:

"Não basta o pensamento incitar à sua realização, - a própria realidade precisa impelir em direção ao pensamento."

Karl Marx - Introdução à crítica da filosofia do direito de Hegel

As transformações históricas em nível mundial neste limiar do século XXI exigem alguns posicionamentos estratégicos para assegurar firmeza tática nas ações administrativas, legislativas, de mobilização social, partidária, sindical etc.; ainda que sejam ações meramente emergenciais. Relacionando-as com seus pressupostos e com seus fins, podemos visualizar claramente pontos de vista correspondentes aos interesses dos trabalhadores. Dois pressupostos inter-relacionados se impõem:

Em primeiro lugar, a definição quanto aos agentes políticos a serem privilegiados. Este não é um ponto pacífico: para citar um caso específico, que concepção de agente está por trás de uma tática de aceitar perdas salariais em troca de políticas sociais?

Em segundo lugar, a necessidade de ter os modos de produção como referência no processo de modernização da sociedade chamada pós-industrial. Aqui também há problemas: as políticas sociais do Governo Paralelo, por exemplo, não se vinculam a estratégias de intervenção profunda no processo histórico, resumido apenas como "modernização"; modos de produção não são questionados enquanto base determinante para promover "modernização", benefícios sociais, rendimentos, saúde etc.

Explicação:

espero te te ajudado bons estudos

Perguntas similares