A implementação de um programa de gerenciamento de resíduos passa por uma tomada de consciência acerca da necessidade de adotar novos hábitos, no sentido de atender não só a legislação vigente, mas principalmente a uma nova mentalidade que se preocupe não apenas com a qualidade das análises, mas também com a gestão dos resíduos. Essa visão passa pela identificação, tratamento e encaminhamento destes, de forma a diminuir os possíveis impactos ao meio ambiente. PISANO, G.A; PALUDO, M.M; AMARO, M.M.R. Biossegurança e Bioética. 22ª ed. Maringá-PR. Unicesumar, 2019. 180-187 p. Sobre o manuseio de resíduos dos serviços de saúde responda as questões abaixo: QUESTÃO 1: ENUMERE os grupos de compostos que podem apresentar risco à saúde pública e ao meio ambiente. QUESTÃO 2 :Alguns resíduos biológicos oriundos dos serviços de saúde apresentam a necessidade de tratamento prévio (pré tratamento) para o seu descarte. A partir desse pré-tratamento, é possível reduzir significativamente, em volume e em peso, a matéria orgânica submetida ao processo. O método preferido por apresentar menor impacto ambiental é a autoclavagem seguido da incineração. Sobre o pré-tratamento de resíduos de saúde responda: a) APRESENTE os parâmetros que devem ser controlados durante a incineração de materiais contaminados. b) ENUMERE os resíduos biológicos que podem ser pré tratados por incineração. c) DISCORRA como ocorre a descontaminação com uso de autoclave.
- Produtos hormonais e produtos antimicrobianos.
- Resíduos de saneantes, desinfetantes, residuos contendo metais pesados.
- Reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por estes.
- Efluentes dos processadores de imagem (reveladores e fixadores).
- Efluentes dos equipamentos automatizados utilizados em análises clínicas.
- Demais produtos considerados perigosos, conforme classificação da NBR 10004 (tóxicos, corrosivos, inflamáveis e reativos).
A) Conformação do equipamento, tempo de residência adequado, temperatura, turbulência, alimentação e oxigenação.
B) Residuos biológicos do Grupo A, curativos, chumaços, espéculos descartáveis, esparadrapos, algodão, gazes, drenos, escalpes, bolsas coletoras, material de sutura, luvas, todo e qualquer material que entrar em contato com pacientes.
Respostas
Resposta:
Reaposta a questão 1) Os Resíduos de Serviços de Saúde são classificados em: -Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico.
Explicação:
A) Estes são os parâmetros a serem controlados :
Preparação do resíduo:
Combustão em altas temperaturas;
Controle de poluentes que possam ir a atmosfera.
Controle dos efluentes.
Manuseio e encaminhamento das cinzas para o aterro classe I, específico para este fim.
B) Órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de individuos.
Resíduos industriais em geral.
Resíduos industriais não perigosos (Classe II)
Resíduos líquidos (Classe I e Classe II)
Resíduos de serviços de saúde (RSS) dos Grupos A, B e E.
Resíduos e reagentes químicos (incluindo aqueles de vidrarias).
C) O processo consiste em manter o material contaminado (previamente lavado e embalado) a uma temperatura elevada, por meio do contato com vapor de água sob pressão, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos
Explicação:Oi meuz fofinhos!
Estou compartilhando a forma que eu respondo.
Leia essas páginas.