• Matéria: Biologia
  • Autor: bs3356782010
  • Perguntado 3 anos atrás

Ana tem como uma de suas características o lobo preso e está casada com Felipe que tem o lobo da orelha solto. Qual a probabilidade do casal ter um filho com lobo preso, sabendo que essa característica é homozigoto recessivo e Felipe heterozigoto para essa característica?​

Respostas

respondido por: DuuudsLD
7

Tendo conhecimentos básicos sobre a área da genética, e após os devidos cruzamentos realizados, chegamos na conclusão que a probabilidade correta é de 1/4 ou 25%.

  • Mas como saber disso ?

É bastante simples, na genética, existem características chamadas de dominantes e outras de recessivas. As características dominantes são condicionadas por alelos dominantes (representadas pelas letras maiúsculas) e as características recessivas, são condicionadas por alelos recessivos (representados pelas letras minúscula). Dessa maneira, uma pessoa que possui uma característica dominante, apresentará em seu genótipo, pelo menos um alelo dominante, possuindo 2 genótipos possíveis, a saber :

  1. Homozigoto dominante (AA)
  2. Heterozigoto (Aa)

Enquanto que uma característica recessiva vai aparecer, se e somente se, o alelo dominante não existir no genótipo, sendo denominado de homozigoto recessivo (aa).

Além disso, temos que nos lembrar de 3 regras que nós geralmente utilizaremos em questões de genética, que são :

  1. A regra do menino/menina
  2. A regra do E
  3. A regra do OU

  • E o que nos diz a regra do menino/menina ?

Essa regra nos diz que sempre que a questão especificar o sexo do descendente de qualquer casal, seja ele do sexo masculino seja do feminino, nós devemos adicionar 1/2 nas nossas contas.

  • E o que nos diz a regra do E ?

Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós vamos multiplicar cada possibilidade separadamente, por exemplo : ''Qual a probabilidade de um casal ter um menino E uma menina ?'' é de 1/4 ou 25%, isso porque : 1/2 (probabilidade de ser menina) x 1/2 (probabilidade de ser menino) = 1/4 ou 25%.

  • E o que nos diz a regra do OU ?

De maneira similar à regra do E, essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós vamos somar cada possibilidade separadamente, por exemplo : ''Qual a probabilidade de um casal ter um menino OU uma menina ?'' é de 100%, isso porque : 1/2 (probabilidade de ser menina) + 1/2 (probabilidade de ser menino) = 2/2 = 1 = 100%.

Sabendo dessas regras, vamos resolver a questão.

Ela nos diz que Ana tem o lobo da orelha preso e está casada com Felipe que tem o lobo da orelha solto. Dito isso, nos pergunta qual a probabilidade do casal ter um filho com lobo preso, sabendo que essa característica é recessiva e Felipe é heterozigoto.

Se Ana possui lobo preso, e essa característica é recessiva, então ela possui o genótipo homozigoto recessivo, e Felipe, como proposto pela questão, é heterozigoto, então vamos anotar o genótipo do casal.

  • Anotando o genótipo do casal :

\Large\begin{cases}\sf Ana\rightarrow aa\\\sf Felipe\rightarrow Aa\\\end{cases}

  • Realizando esse cruzamento :

           

      a      a

A    Aa   Aa

a     aa    aa

Analisando esse quadro de Punnett, podemos inferir que :

1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa).

1/2 (50%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa).

Porém, a questão pede para que seja um filho, portanto, teremos que multiplicar a probabilidade de ter lobo preso pela de ser menino, logo :

\Large\text{$\dfrac{1}{2}\cdot \dfrac{1}{2}=\boxed{\dfrac{1}{4}~ou~25\%}$}

Em suma, podemos concluir que a probabilidade desse casal ter um menino e que ele tenha lobo preso é de 1/4 ou 25%.

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:

bs3356782010: obrigado!
DuuudsLD: Por nada :)
DuuudsLD: Obrigado pela MR :D
Perguntas similares